domingo, 29 de março de 2009

Se é que algum advogado lê este blog



Puxo conversa com o vizinho só para quebrar aquele constrangedor silêncio de elevador. As únicas coisas que eu sei sobre o meu xará de endereço é que ele luta jiu-jitsu e estuda Direito. Como a primeira atividade não me interessa muito, pergunto:
- E aí, cara, e a faculdade como tá?
- Tô gostando. Vou prestar concurso público.
- Ah, maneiro.
(Chegamos ao térreo)
- Valeu.
- Falou.
Fico eu cá com meus botões: existe alguém que estuda Direito que não queira fazer concurso público? Você já conversou com alguém que fale do Direito de maneira apaixonada? Acho que todo mundo já pensou quando criança em ser advogado. Mais por causa do dinheiro (até no Banco Imobiliário era a profissão que ganhava mais) e em menor escala pelos filmes hollywoodianos. Num país onde a Justiça praticamente não funciona, em todas as esferas, o que leva alguém a estudar Direto sem pensar no lado econômico? Não que isto seja pecado, mas com certeza, é o fator preponderante, para não dizer exclusivo. Acho isso um pouco frustrante, ao menos quando você tem 17, 18 anos. Juro que gostaria de ouvir de algum estudante de Direito (conheço poucos, confesso) falando que quer estudá-lo para mudar, ou pelo menos, tentar melhorar o sistema jurídico brasileiro. Mas não. O objetivo é sempre o tal do concurso público. O famoso ''mamar nas tetas do governo''. Daniel Dantas, Pimenta Neves, Renan Calheiros, Collor, entre muitos outros, são provas de que a Justiça neste país é praticamente nula, bem como o sistema político. Fico imaginando o quão frustrante deve ser para a Polícia Federal e, em seguida, para os promotores dos casos em conseguir condenar estas pessoas e vê-los por aí, impunes, em suas festas nababescas, e pior ainda, de volta à vida política. E não me venha com essa história de que a Justiça fez a parte dela, porque cabe à Justiça além de julgar, condenar os réus. Não é só com os ''peixes grandes'', no entanto, que a Justiça tarda (para sermos generosos). Tenho um caso na minha família, que talvez seja um dos motivos para minha ojeriza à Justiça. Minha avó, quando era viva, quebrou o fêmur ao tropeçar num degrau dentro da Caixa Econômica Federal. Ficou constatado por peritos que o tal degrau não deveria estar ali. Ganhamos a causa no mesmo ano. Após inúmeros recursos da Caixa, nove anos depois (!), recebemos a indenização, quando ela já havia falecido há tempos. Nove anos para resolver um caso desses? Imagina por quantas pessoas diferentes este processo passou. Não estou fazendo um protesto contra a profissão de advogado, que é uma das mais antigas e importantes para a soberania de um país. Mas, acho sim, que eles (advogados) também têm parcela de culpa no fato de a Justiça neste país ser tão incompetente. Pois, ao invés, de tentar melhorá-la, ao passar no tão sonhado concurso público, se adaptam e se acomodam a ela, como é característico de todo cargo público. Tudo bem que o Direito, por preceitos, não deva ser uma profissão em que a emoção e paixão preponderem. Mas a frieza e a rigidez, como disse o Bial, são características da morte. Espero que a Justiça não chegue a tanto.

7 comentários:

Bernardo Serrado disse...

Brother, concordo com quase tudo que você colocou, mas tem um ponto em que eu não acho justo. Não podemos citar os advogados somente, citando causa própria, amo Jornalismo, estudei muito para me formar, mas também quero estabilidade e nem por isso quero 'mamar nas tetas' de ninguém, acho que qualquer profissional hoje em dia quer isso, tranquilidade, seja a carreira que for, quem faz direito fica marcado, porque são muitos concursos, mas no geral todos querem!

Osmar Jr. disse...

Um professor meu ironizando na aula comentou certa vez que as pessoas acabam não gostando ou tem uma má impressão dos advogados, pelo simples fato de ele estar presente em sua vida nos piores momentos.
Por isso, acabam associando a eles esta figura odiada, pois geralmente ele esta em uma separação de um casal, em um inventario quando um ente querido morre e precisam ser resolvidas as pendências que deixou quando estava vivo, ou em uma divisão e uma sociedade, ou seja, nem sempre o advogado esta com você nos melhores momentos de sua vida.
Todavia, esquecem as pessoas que o advogado simplesmente é um tradutor das normas existentes em nosso ordenamento jurídico brasileiro, e muita das vezes as decisões proferidas pelos juízes são um reflexo de nossas normas.
Portanto, se uma pessoa não consegue ficar presa mesmo estando estampado na cara dela a culpa não é por causa do advogado, mas sim de uma legislação falida, onde a mais brechas do que qualquer outro lugar.
Ou vocês acham que um advogado, juízes ou promotor fica contente em ter que absolver ou livrar condicionalmente uma pessoa que na cara dela esta estampada a culpa.
O problema no Brasil é que as pessoas responsáveis em criar as leis, ou seja, o legislativo simplesmente nunca passaram por uma academia jurídica. E a conseqüência são leis que muitas vezes são desnecessárias quando não afrontam as outras existente, e quiçá a constituição.
São estas pessoas que são escolhidas pelo povo na eleição que muitas vezes por simpatia, por propostas absurdas de vale moradia, vale escola, vale vale tudo para se eleger, e o povo não tem um mínimo de discernimento acabam votando.
Isso começa por baixo, quantos brasileiros não votaram em um vereador por que ele deu um tanque de gasolina ou conseguiu um material de construção para casa que estava em reforma?
Isso tudo é um ciclo de vícios ate chegar ao planalto e lá às pessoas competentes em legislar são extremamente incompetentes.
O resultado vocês observa no dia a dia, pessoas claramente culpadas sendo libertadas ate o seu julgamento, que não seria surpreendente uma absolvição, seja por falta de “provas” ou prescrição.
Ou por brechas nas leis causadas pelos incompetentes do legislativo ao não saberem legislar.
E ao final o figura ruim da historia é o advogado que esta na ponta diretamente com o cidadão. E agora vai explicar tudo isso para ele....
A justiça não é morosa por que ela quer mais simplesmente por que as pessoas têm a intenção em fazer com que ela seja assim...

"Homo homini lupus",
(o homem é o lobo do homem - Tomás Hobbes)

Anônimo disse...

Sou uma estudante de Direito e pesa muito em admitir que você está certo. Eu tinha o sonho de poder fazer a diferença, de mudar alguma parte nessa "justiça" que temos,mas na faculdade esses sonhos logo são destruidos, não mudamos ao conseguir um concurso público, mudamos apartir das aulas da faculdade que nos ensina a sermos "lobos". Saimos da faculdade com nossos interesses apenas a nós mesmos e não com um próximo.

Cris disse...

"mudamos apartir das aulas da faculdade que nos ensina a sermos "lobos"". Não sei aonde esse cara estudou!!!!

Estudo direito, amo o que faço e nunca me desiludi com a faculdade e a profissão, porque sou realista e não vivo de utopias, achando que o mundo é lindo e todas as profissões são lindas!!! Existem pessoas desonestas em TODO mundo! Assim como existem advogados, existem jornalistas, médicos, padres, freiras, mãe, pai e blá blá blá que também são desonestos. Criticar é tarefa bem fácil pra quem "vive" disso e ganha por isso. Ainda mais quando se trata de criticar a profissão e profissionais alheios. Já ouviu falar em Defensoria Pública, em Ministério Público, em pessoas que vivem para ajudar os outros por mais que o sistema seja falho? E se ele ganha bem e tem estabilidade para isso: ótimo! Porque se não ganhasse, talvez não funcionasse. Ainda bem que existe concurso público! O seu livro é distribuído de graça? Você costuma doar "pras" pessoas ou você espera receber uma remuneração pelas vendas? Acho que a última opção é a que cabe, não? Precisamos de dinheiro. Essa é a verdade. E se pudermos fazer JUSTIÇA ganhando dinheiro, melhor ainda. Repense suas críticas. Não é porque o sistema e os seres humanos têm falhas que pode-se bombardear uma profissão, generalizando tudo e todos.

Anônimo disse...

oi queria saber sobre meu problema eu particpei de um delito no ano de 2003 depois de 3 meses fui solto para responder em liberdade durante esse tempo ate hoje so teve uma audiencia e eu compareci mas desde essa ultima audiencia nao tive resposta de nadaniguem compareceu em minha casa e vivo ate hoje sem problemas mas teve um dia desse que um advogado da familia hoje ja morto por problemas de saude disse que estava la no forum meu processo estava arquivado mas tinha ja saido a centeça qui era pra eu volta ao presidio e cumpri 1 ano e 8 meses ele disse que a captura ia vir mim busca em casa mas ate hoje nunca vinheirao hoje preciso tira meus documentos mas tenho medo de ir e fica preso por isso nem saio de casa direito com medo de abordagens QUERIA SABER SE DEPOIS DESSE TEMPO TODO SE EU POSSO PAGAR COM PENA ALTERNATIVA POIS TENHO FAMILIAERREI UMA VEZ QUANDO ADOLECENTE MAS NAO PERMANECI NO ERRO SOU UMA PESSOA QUE TENHO MEU NA MINHA COMUNIDADE OBG ESPERO Q MIM RESPONDA

Tatiana Lütz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostaria de lembrar-lhe que o Procon não é órgão do judiciário, mas sim administrativo que visa a proteção do consumidor e a resolução de reclamações, antes que as mesmas possam chegar à "Justiça". E os estagiários que lá trabalham, também não são necessariamente estudantes de Direito. Aliás, a maioria deles fazem parte do programa "Aprendiz" e estão, no máximo, cursando o ensino médio.
É extremamente importante, que críticas, principalmente vindas de jornalistas e pessoas comprometidas com a informação, sejam dotadas de fundamento e conhecimento do assunto. O profissional do Direito tantas vezes é criticado, tendo em vista a falta de conhecimento daqueles que têm uma visão leiga e destoante da realidade.
POR FAVOR, antes de criticarem, procurem saber de TODA A REALIDADE!

Páginas