terça-feira, 10 de março de 2009

A Igreja e a ignorância



Não vou desperdiçar meu tempo escrevendo sobre o arcebispo de Olinda que excomungou os médicos - e não o estuprador - que fizeram o aborto numa menina de nove anos porque acho que criticá-lo é empurrar bêbado na ladeira, como se diz por aí. Mas o fato é que já passou da hora de a Igreja ter menos voz e causar menos repercussão no mundo e principalmente no Brasil, onde ainda (infelizmente) exerce forte influência. O Obama, nos Estados Unidos, onde a instituição também é poderosa, acaba de ignorá-la ao autorizar o financiamento público para pesquisas com célula-tronco. Coisa, diga-se de passsagem, que o Brasil já faz há dois anos. Por outro lado, há pouco tempo quando o bravo ministro Temporão disse que já havia passado a hora de discutir-se o aborto como questão de saúde pública e não como caso de polícia foi um Deus nos acuda (literalmente). A Igreja, a meu ver, não é má e não tem interesses obscuros por trás de suas ideologias. É porque é ignorante mesmo. Ignorância na acepção da palavra. Ignora a evolução da Humanidade, ignora a Ciência. Não só as Ciências exatas (se é que posso chamá-las genericamente desta maneira), mas as Humanas também. Ignora a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia. Eles pararam na Bíblia. Que foi escrita há não sei quantos séculos. Não tenho nada contra ela, traz ensinamentos e lições de vida enriquecedoras. Assim como a Mitologia Grega, por exemplo. Mas eu duvido que os cardeais e bispos tenham lido os grandes pensadores atuais, e que leiam jornais e revistas diariamente. Os que o fazem devem fazer com um olhar tão cético e conservador que não deduzem nada a partir destas leituras. Devem pensar o tempo todo ''nossa, que heresia''. Além do que, para conhecer a sociedade e suas transformações é necessário andar por ela e não ficar trancafiado em templos e igrejas. Para dar mais crédito ao que estou falando, não acho que a Religião seja o ópio do povo. Acho que você pode ter a sua fé, mas saber relativizar as doutrinas. O contrário é o extremismo, que não obstante leva à ignorância, em todos os casos. E, penso eu, que a ignorantes não deveríamos dar tanto ouvido.

8 comentários:

Joao Vicente disse...

há, mais nao podemos deixar passar uma violencia dessas. tudo bem que para nos a fe nao é algo tao forte, mas la no norte e nordeste as pessoas levam a serio isso, é uma forma de educacao social. atitudes como essa devem ser rechacadas pela ala moderada. este papa bento xvi é o maior fanatico fundamentalista tirano que devia ser julgado pelo tribunal de haia.

Anônimo disse...

o argumento mais falho do texto é sua defesa do Obama, que "ignorou" a opinião da igreja. Tudo bem que ele seja a favor das tais pesquisas, mas muita gente não é - e isso pode ter sido um tiro no pé na sua popularidade.

Júlio Trindade disse...

Os políticos que só tomam atitudes visando a aumentar sua popularidade são os chamados populistas. E deles a gente está farto.

Anônimo disse...

Concordo plenamente, a Igreja vive no tempo da Inquisição....Alguém ja os avisou que passamos dessa época?? ahh por favor, não podemos mais viver nesse mundo onde um padre excomunga pessoas e determina as 'leis'. Não sou contra religião, jamais seria, acredito em Deus e na sua justiça e isso me basta!

Anônimo disse...

A situação é uma só: uma menina de nove anos foi vítima de um crime cruel e deve ser tratada e atendida como tal!

O resto... é o resto!

Anônimo disse...

O padre não excomungou ninguém. A excomunhão em caso de aborto é automática, está lá no Direito Canônico.

Karen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen disse...

Eu não acredito na Instituição de uma forma geral.
Consigo ver a poesia que possui, mas ela se desfaz quando diversas atrocidades foram cometidas ao longo da história.
A fé... é sagrada.
Entretanto cada um deveria se capaz de ver até onde algo está correto e lhe faz bem ou não... Só isso! É a escolha de cada um... Graças a Deus há pessoas com sabedoria sufiente para reconhecer isto.

Páginas