quarta-feira, 15 de julho de 2009

O idealizador

A reportagem de capa da Época esta semana é a mais interessante que uma revista já fez: "Dá pra ser feliz no trabalho?". Resumindo a matéria, ela diz o seguinte: Na antiguidade, o trabalho era feito pelos servos e escravos que trabalhavam até 14hs por dia. O trabalho tinha o fim único de sobrevivência. De uns tempos para cá, o homem passou a ter esta noção de que o trabalho, além do sustento, tem de trazer felicidade. Uma das autoras em que a matéria se baseia diz que esta história de a empresa tentar manter um ambiente de trabalho alegre, recreativo e tal é para te manter mais tempo no trabalho. "Um engodo", define. Há ainda o exemplo de um dos trabalhos mais antigos da Humanidade, o do artesão. Aquele em que o resultado do seu trabalho depende exclusivamente de sua técnica. Se bem feito, tra-lhe satisfação. Satisfação, palavra-chave (ainda tem hífen?) desta questão, a meu ver. O outro autor conclui dizendo que não, que o trabalho é para você trabalhar, você busca felicidade em outras coisas. Eu, com meu diploma de filósofo de botequim (que anda valendo mais do que o de Jornalista) levo a discussão adiante. Eu acho que essa ideia de realização e felicidade no trabalho tem a ver com uma certa idealização humana. De querer tudo sempre num estado sublime, perfeito, ... idealizado. Seja no trabalho, no amor, nos estudos, enfim... Isso que eu acho que o ser humano tem que trabalhar (não no sentido artesanal agora, mas no psicanalítico). Certa vez, uma menina me disse que quando terminou com o seu então namorado, ele virou pra ela e disse: "Você está procurando o quê? O Princípe Encantado?" Esta mesma menina ficou solteira um tempo, rodou, e no final das contas, voltou para o ex-namorado.
É, as ideias são uma coisa. A vida, meu camarada, é mais embaixo.

6 comentários:

Unknown disse...

Curti negritude.
eu acho que no trabalho rola um lance de realização. e gera uma ambição que move o meu mundo.
sobre o fim do seu texto segue um curta genial que me mostraram uma vez....
http://www.youtube.com/watch?v=aDOiWOlltzI

Joao Vicente disse...

o mundo se faz de ideias. eu nao sei quanto aos outros, mas eu trabalho pelo dinheiro. senao seria como o Manoel de Barros, que herdou uma fazenda e nao precisa fazer nada para conseguir dinheiro. Assim sobra tempo para ser vagabundo.

Mariana disse...

Oi Julio,
mais uma colega de bar de paraty entrando aqui, seguindo a dica da Clarissa! Gostei e vou voltar! ;)
Sobre essa história de idealização, eu só acho que é ruim quando se perde o pé da realidade, não? Porque florear as coisas pode ser bem bom, eu acho.
beijos

zeh disse...

É busca...

Bom texto. E bom curta aí em cima.

Abraço

clarissacsp disse...

Oi, Julio,

Qto ao trabalho, ando mesmo pensando nisso. E quando se trabalha com entretenimento, informação, lazer, acho que é ainda mais confuso: lazer e trabalho se confundem, e muitas vezes isso é ótimo, mas outras... Você muitas vezes não relaxa!
Será que não era melhor ganhar muito dinheiro e consumir, ao invés de produzir? Também não! rs

Mas sigo achando que o trabalho tem que fazer sentido - mas sempre me pergunto se isso é mais para a mulher????

Msn: clarissacsp@hotmail.com (bem, mas entro pouco) e o e-mail: clarissacsp@yahoo.com.br.

Lembrei de vcs esta semana, uns amigos meus fizeram um show na Multifoco - Satélites da Babilonia, um deles, o William, faz Publicidade na PUC, talvez você o conheça.

Quanto ao blog, ficou de diário de viagem, pois passei uns meses em Paris. Mas como vc viu, pus fim a ele.

Quase um post isso aqui. rs

Bjos,

Vívian disse...

Oi Julio,
também estava lá no bar da esquina em Paraty e vim seguindo as dicas, gostei bastante do blog!

Sobre esse assunto, concordo quando você diz que a gente idealiza demais e confesso que há uns anos atrás ou talvez meses eu também pensava que o trabalho tinha que me fazer muito feliz e realizada, hoje já penso mais como você.

Eu não tenho blog, mas queria manter contato pra saber do lançamento do livro de vcs. Afinal, sou a favor da realização de um segundo quiz nesse dia, mas dessa vez poderia ser sobre assuntos internacionais contemporâneos, que tal? Sobre história não!!!

Meu email é viviancurvello@yahoo.com.br e msn é vivinhafranco@hotmail.com

beijos

ah, não seja tão exigente com o Lucio Flávio, nesse momento ele está jogando na raça pelo Botafogo com um curativo enorme na cabeça...

Páginas