quinta-feira, 6 de maio de 2010

Por que eu voto Serra

Há quatro anos minha foto no perfil do Orkut tinha um avatar do Lula, e eu era voz uníssona nas dicussões com meus amigos nos bares de Copacabana, defendendo "o cara" (como botafoguense, eu já ganhei expertise em ser voz uníssona nas discussões de bar). Não me arrependo. Pelo contrário. Apesar de algumas lacunas que os oito anos de Governo de Lula deixaram, como na Educação, por exemplo, acho que o saldo deste período é extremamente positivo. Isso é reconhecido não só por mim, mas pela Imprensa internacional e por 80% da população brasileira.
Mas não consigo desassociar o que foi feito nestes últimos oito anos em relação à base que foi construída nos oito anos anteriores. Por isso, acho que apesar de diversas queixas, os últimos 16 anos foram extremamente produtivos para o país e FHC tem, sim, muitos méritos neste processo.
Mas dos quatro anos da minha campanha para o Lula no decadente site de relacionamento para hoje, eu revi meus conceitos, como prega a propaganda. Até por experiências próprias. Uma delas foi trabalhar num órgão público. E ver com meus próprios olhos como (não) funciona o Estado como administrador. Independente de teorias ou ideologias uma empresa que não tem a prerrogativa de demitir um funcionário não pode ser bem gerida. O Jabor tem um texto interessante que diz que uma empresa tem de ser administrada como o Seu Manoel administra a padaria dele. Se ele não tem demanda pra três padeiros, por que manter os três?
Portanto, eu não consigo mais engolir esse discurso do "Estado indutor da Economia". Tudo o que você precisa do Estado não funciona. As pessoas são acomodadas, porque o próprio sistema as propicia isso. Basta ir ao Detran ou ao cartório, ou conversar com alguém que tenha a União como chefe.
Não que eu seja contra a presença do Estado como distribuidor de renda, por exemplo. Eu acho o Bolsa-Família um excelente programa. Para isso, eu até trabalho quatro meses de graça. Mas daí a trabalhar para bancar os filmes panfletários do Sílvio Tendler?
Também sei que o Serra não é o liberal que se propala. Mas pelo menos não carrega a bandeira do "Estado mãe" como a Dilma.
Quatro anos depois, eu não vou pôr um avatar do Serra no meu Facebook, mas agora terei companhia nas minhas discussões de bar em Copacabana.

2 comentários:

Dan disse...

Sua luminária de tucano já denunciava...

insideininsideout disse...

Julio,

muito bom o texto. realmente, me assusta ver pessoas votando na Dilma, pois assim abririam-se mais vagas na Administração Pública. Não sei se o Serra é a solução. O Estado dito forte, está voltando a moda, após o suspiro neoliberal, sobretudo, diante dessas crises do capitalismo, as quais temos assistido.

No mais, gostaria apenas de propor uma pequena correção. Os cartórios não são "comandados" pela Administração Pública e sim por particulares, a quem esse direito de exploração é concedido. Esses particulares administram cartórios como uma empresa privada. Ocorre que nos cartórios, pela falta de concorreência, uma vez que sua concessão é limitada, as pessoas tendem a se acomodar. Pura falta de concorrência.

Um grande abraço!

Páginas