sexta-feira, 28 de maio de 2010

Getting older

Há pouco tempo recebi um e-mail cujo título era “A síndrome dos vinte e tantos anos”, falando da angústia que as pessoas atravessam nessa fase da vida. Logo identifiquei alguns, talvez a maioria dos meus amigos atualmente, que andam se lamuriando (não me excluo) pelas mesas de bares, e como permite a Modernidade, no Facebook e no Twitter.
O e-mail abordava questões como inserção no mercado de trabalho, a dificuldade de encontrar horários para ver os amigos, e claro, relacionamento.
Eu tenho minha tese sobre este momento da vida. Acho que a transição da fase da faculdade, quando, por mais que reclamássemos, tinha uma rotina prazerosa, um pouco descompromissada, para o dia-a-dia somente de trabalho, em que faltar não é uma possibilidade tão comum, é uma mudança significativa, nem sempre agradável.
Outro aspecto importante deste momento da vida é a exigência cada vez mais latente. Tanto para lugares, quanto para pessoas. A fase “eclética” do “gosto de tudo” diminui gradativamente. Você gosta de determinados (e poucos) lugares, fazer novas amizades fica cada vez mais complicado. E para encontrar alguém com quem se identifique torna-se mais difícil. A beleza só não basta. Você analisa as roupas, o jeito de falar, os lugares que a pessoa freqüenta, a música que ouve e até o que ela escreve no Twitter.
Isso para os solteiros. Os namorados se angustiam e ficam se perguntando se aquela pessoa é de fato com quem vão querer dividir a cama para o resto da vida.
Mas chega uma hora em que o tempo, senhor da razão, acerta seus ponteiros.
Você se acostuma com a rotina de trabalho, a exigência torna-se sinal de autoconhecimento, afinal, você quer encontrar no outro gostos e características que na verdade são seus.
Acho que cada vez mais entendo o que Nelson Rodrigues queria dizer com: “Jovens, envelheçam”.

4 comentários:

nathaliajordao disse...

perfect

Unknown disse...

Essa frase do NR não sai da minha cabeça a mais de uma semana. Me passa esse e-mail q vc cita no texto? nandamalta@hotmail.com

Unknown disse...

Acho que hoje, a chave para felcidade está em não deixar o momento passar...cláro, faculdade é ótima e melhor ainda é crescer e se tornar, usufruir na verdade, da vida que você dedicou aos estudos mesmo antes de entrar na faculdade...abstrair-se da velhice mas, envelhecer com jovialidade é uma tarefa díficil...saulo.kvalcanti@hotmail.com

Talita disse...

concordo sem tirar nem por....

Páginas