segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O domingo na segunda

Quis escrever este texto na segunda para que ele não fosse contaminado pelo ar de domingo, tema do texto que segue. A segunda-feira tem um ar mais racional e talvez seja melhor para analisar de fora esse dia tão idiossincrático. Os dias da semana são mais ou menos iguais. De segunda a quinta é tudo meio parecido, principalmente pra quem estuda ou trabalha. A sexta tem um quê de quinta e um pouco do sábado. Mas tem um dia da semana que não tem irmão, é filho único. Domingo é sui generis. Se domingo fosse uma cor seria cinza, se fosse um estado seria São Paulo (ou Brasília) e se fosse uma estação seria o Inverno. A sexta e o sábado representam a esperança do novo, da mudança. O domingo é a confirmação de que nada novo aconteceu, misturado com a rebordose destes dois outros dias. Ouvi uma vez que domingo é o dia em que há o maior número de suicídios. Depois, ouvi outra versão, de que na verdade este fatídico dia seria a segunda, porque as pessoas tomam a decisão de se matar no domingo, mas como domingo ninguém faz nada, deixam para a segunda. Domingo é de fato o dia da reflexão. Domingo é o dia em que as pessoas não atendem celular e que o analista não trabalha. Domingo é o dia em que a TV não contribui. Nem o Botafogo.

5 comentários:

Nathalia Tosto disse...

Você e suas reflexões dominicais depressivas! Adoro! hahaha

Beijos

dan disse...

proponho drinkeria todo domingo

Joao Vicente disse...

"domingo nao quer ver ninguem bem" - vinicius

Vívian disse...

Vim aqui dar uma olhada no seu blog como faço de vez em quando e me deparo com esse texto maravilhoso! Tão simples, tão bem escrito e tão bonito...
Mas devo dizer que o que me chamou mais atenção ainda foi a frase bem ali à esquerda... a do João Moreira Salles no seu twitter. Genial!
Vou copiar, guardar e divulgar também!
beijos

Vívian disse...

Júlio, lembrei do seu texto pq esse foi o pior domingo dos últimos meses, mto azar pra um dia só, quase um pesadelo!
Espero, mesmo que não acredite mto, que domingo que vem a sorte esteja do nosso lado como no fds passado.
Que a regra seja: domingo sim, domingo não...

Páginas