quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O seu cheiro dentro de um Kindle

De uns tempos pra cá, eu venho cada vez mais admirando e tentando me interar sobre as novas mídias. Escrevi minha monografia sobre blogs e recentemente fiz um trabalho pro MBA sobre a relação destas novas mídias na Pólítica Internacional: a campanha do Obama, o Twitter no Irã...
O meu ceticismo em relação ao fim do jornal impresso já acabou. Hoje eu sei que é uma questão de (pouco) tempo. O jornal é sujo, desconfortável para ler em certos ambientes e tem gente que é alérgica. Fora toda a questão ambiental, cada vez mais recorrente. Os jornais hoje só não estão em situação pior por causa das pessoas mais velhas e pelas classes C e D, que aumentaram seu poder de compra nos últimos anos.
Agora a bola da vez é o Kindle. O Kindle tem, para mim, uma vantagem essencial em relação à Internet. A tela dele não tem luz, portanto não incomoda tanto a vista. O que me faz até hoje não conseguir ler textos grandes na Internet e nunca ter acreditado que esta suplantaria os livros.
O Kindle também tem outra característica fundamental. Fundamental para mim pelo menos: dá para você ler deitado. Em suma, o Kindle é quase perfeito: os textos são mais baratos, é ecologicamente correto, você carrega menos peso na mochila...
Mas ao contrário dos jornais impressos que você lê e depois usa pra forrar a gaiola, o livro é um bem. Eu me orgulho da minha estante de livros, por exemplo. Acho que ela compõe bem o espaço esteticamente e aqueles livros remetem a certas fases da minha vida. Acho que as estantes de livro fazem com que você conheça melhor a pessoa.
Apesar disso tudo, eu vou ter um Kindle em breve, com certeza. Mas depois de ouvir estas músicas no meu Ipod, o Kindle da música, fiquei com um certo saudosimo adiantado.
Como a Adriana vai dizer que "e o meu coração dispara quando tem o seu cheiro dentro de um livro"?
E será que o Caetano vai amar o Kindle de amor táctil?
"Os livros são objetos transcendentes, mas podemos amá-los de amor táctil, que devotamos aos maços de cigarro(...)"

Nenhum comentário:

Páginas