quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Antes mal acompanhadas...

O direito de igualdade entre homens e mulheres vai ser uma eterna luta feminina. E, diga-se de passagem, nos últimos 70 anos, foram conquistados avanços importantes. Saíram do impedimento de votar para ter o salário equiparado ao dos homens (embora a idade para se aposentar ainda seja menor, mas isso é outra história...). Mas evidentemente e graças a Deus, as diferenças ainda existem, e tomara, sempre existirão.
Esse preâmbulo de gêneros serviu para trazer um debate sobre um aspecto específico desta diferença social. Se esse blog fosse mais comercial, prático e menos prolixo, esse texto seria substituído simplesmente por uma enquete: ainda há uma diferença de percepção pela sociedade em relação a um homem solteiro e uma mulher solteira?
Existe, apesar de todas as conquistas femininas, esta história de que o homem solteiro é galinha e a mulher solteira é encalhada? (mais à linha Márcia Goldschimdt...)
Partindo da premissa de que sim, seria compreensível e até, por este ponto, estimulante, que as mulheres namorem para não serem mal vistas pela “sociedade”. Daí surge outra questão importante: será que há mulheres namorando só para não ficar com o rótulo de encalhadas?
Talvez por isso, há mulheres que emendem namoros. Eu sempre desconfiei de meninas que mal terminam um namoro e começam outro. Ou, de fato, é muita sorte (como diz a Rita Lee “sexo é escolha, amor é sorte”) ou preferem ficar antes mal, ou na melhor das hipóteses, mais ou menos, acompanhadas do que só.
Já especulei certa vez se as meninas que namoram em sequência têm o pai ausente e o namorado viria, nestes casos, cumprir esta função paterna, numa linha freudiana.
Tem também o argumento de que as mulheres se saturam de ficar indo para a night muito tempo e ser a “caça” dos caras da balada. Mas, acreditem, para o homem também chega uma hora que enche o saco ser o caçador. Mas nem por isso nos contentamos com a primeira presa.
Bem, eu não sei quantos aos outros, mas eu até admiro meninas que ficam sozinhas um tempo, até para se conhecer melhor. Como dizem por aí, pra estar com alguém, é preciso primeiro saber estar só. Mas, como na verdade, o que eu queria mesmo era saber a percepção das pessoas sobre esta questão, é melhor eu achar o aplicativo da enquete...

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom, pra começar, o texto foi uma grande decepção. Se o tema desperta curiosidade, o conteúdo enfatiza ainda mais as diferenças entre homens e mulheres. Ficou claro que vcs, homens, não tem a mínima noção de como lidar com primeiras, segundas nem terceiras "presas". E por isso, se contentou com argumentos fracos em relação ao comportamento das mulheres.
Acho que vcs estagnaram no ponto em que acham que dão a última palavra, enquanto as mulheres aprenderam a viver só.
Pense que ao invés de uma mulher lhe parecer encalhada, ela pode simplesmente nao ter interesse em quem a vê como uma caça. Afinal, achei que o escritor desse blog tinha uma cabeça mais aberta. Repito: decepção...
Ainda bem que concordamos em que "para estar com alguém é preciso saber estar só".

dan disse...

Mas em nenhuma parte do texto se diz que as solteiras são encalhadas, mas sim, que a sociedade muitas vezes as vê assim. Você está sendo intransigente, anônima. O que incomoda tanto no texto? Não entendi. Nada nele é machista

Talita disse...

você e suas teorias...

Páginas