domingo, 10 de maio de 2009

Fora de foco



Recentemente, o Fernando Calazans, colunista de Esportes do Globo, escreveu um artigo criticando os jogadores e técnicos de futebol pelo uso exagerado da palavra foco. ''O time está focado no adversário.''; ''Estamos muito focados para a decisão''. E por aí vai... Há, no entanto, uma justificativa para estes atletas. Como sabemos, os jogadores de futebol, principalmente os brasileiros, não têm uma grau de instrução lá muito elevado e, em consequência deste fato, não dispõem de um vocabulário muito extenso. Introdução futebolística feita (ainda que me doa um pouco falar de futebol nestes dias), o tal do foco saiu do vocabulário dos jogadores de futebol para ser a palavra da moda no Marketing e em qualquer ramo de vendas e corporações. ''Foco no cliente''; ''Foco no consumidor''; ''Foco nas vendas''. As aspas agora saem da boca dos boleiros para a dos marketeiros e afins - pessoas que, diga-se de passagem não podem se fazer valer do argumento dos jogadores de futebol quanto à má educação, pelo menos não às oportunidades -. Nada contra a utilização da palavra para aumentar as vendas, além de um certo empobrecimento da língua portuguesa, que machuca um pouco quem gosta dela. Mas talvez realmente não haja um sinônimo para foco neste caso. Concentração no cliente; atenção no consumidor; determinação nas vendas? É realmente não sei se cabem... Mas o que mais tem me incomodado ultimamente é que o foco deixou o meio corporativo para ser um adjetivo pessoal. Recentemente li um testemonial no Orkut que era mais ou menos assim: ''Fulano de tal, você é uma pessoa muito inteligente, muito legal, muito focada (...)'' Eu não sei quanto a vocês, mas me causa um certo desconforto (para sermos polidos) ver esta palavra empregada exaustivamente e desta maneira. Primeiro, um foco precisa de um objeto. Como na câmera, que, aliás, deve ter sido a origem da palavra. Você foca (calma, não estou te chamando do simpático animal, nem de estagiário de redação) em alguma coisa. No caso da câmera, numa pessoa, numa paisagem... No caso do verbo, no cliente, no trabalho, sei lá (eu não uso como verbo). Daqui a pouco ouviremos e leremos declarações do tipo: ''Maria, você é linda. Eu estou muito focado em você desde a primeira vez que te vi.'' A definição mais apropriada que ouvi sobre esta palavra veio de meu bom amigo João Vicente Duquestrada (www.sombraboa.blogspot.com): ''focar, na verdade, nada mais é do que limitar o todo''. Foco e limitação: duas palavras que têm tudo a ver neste caso.

8 comentários:

Adrianna Coelho disse...


Júlio, agora mesmo li seu texto para um amigo... Disse a ele, antes de ler, que gostava de como vc concluía seus pensamentos (artigos?). Enfim, eu gosto muito! E essa do Duquestrada foi muito boa. Quero dizer, estou de acordo com vcs!

Um abraço

osinocentes disse...

Boa, Julio!

Karen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen disse...

Eie,
Sabe o que é melhor? Perder o foco! Uma bela imagem perdendo o foco, a "brincadeira" num filme.. é belíssima.
E é por gostar tanto que volta e meia eu brinco com esta palavra só no sentido de alguém se manter inteiramente voltado pra algo. :P

É por apreciar a beleza da fotografia e de como ela é capaz de mostrar isso num filme quando tudo sai de foco... ;)
Às vezes quando alguém fala algo é preciso "perder" um pouco o foco para ser capaz de compreender o todo! :)

E viva a fotografia e o dicionário!!

Joao Vicente disse...

cade os meus direitos autorais? bota pelo menos um link no meu nome pro meu humilde blog. ou vai ficar se promovendo com as minhas ideias?

Júlio Trindade disse...

Já tá... Aqui também: www.sombraboa.blogspot.com
Visitem!

Joao Vicente disse...

vale a pena!

carol luisa disse...

ai ai,o foco na palavra foco...foquemos,pois(ou não)!!!

sem noção isso,rsrs
bjs=**********

Páginas